Quinta, 22 de Abril de 2021 08:22
(82) 9 9820-6633
Saúde Eficácia

Coronavac tem 50% de efetividade contra variante P.1, mostra estudo em Manaus

Estudo com 67 mil profissionais de saúde da capital do Amazonas mostra que imunizante preveniu doença sintomática pela Covid-19

07/04/2021 09h47
Por: Portal Noticiasdasuacidade.com Fonte: cnnbrasil
Frasco com Coronavac, vacina contra Covid-19, em São Paulo Foto: Divulgação/Governo do Estado de São Paulo (2.mar.2021)
Frasco com Coronavac, vacina contra Covid-19, em São Paulo Foto: Divulgação/Governo do Estado de São Paulo (2.mar.2021)

Um estudo envolvendo 67.718 trabalhadores de saúde da cidade de Manaus mostrou que a Coronavac, vacina contra Covid-19 produzida pelo Instituto Butantan, é 50% efetiva em prevenir adoecimento por Covid-19 após 14 dias da primeira dose.

A análise interina de efetividade feita pelo grupo Vebra Covid-19 é a primeira que avalia a efetividade da Coronavac em locais onde a variante P.1, conhecida como variante de Manaus, é predominante.

"Os dados são preliminares, só tivemos eventos suficientes para avaliar 14 dias após a primeira dose e, mesmo assim, ela se mostrou efetiva e com esse valor de 50%", afirmou à CNN Julio Croda, infectologista da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e coordenador do estudo.

De acordo com o Vebra Covid-19, que envolve pesquisadores de instituições nacionais e internacionais, além de servidores das secretarias de saúde dos estados do Amazonas e de São Paulo e das secretarias de saúde das cidades de Manaus e São Paulo, os dados relativos à efetividade 14 dias após a segunda dose da vacina serão coletados ao longo das próximas semanas.

"[A coronavac] protege contra doenças sintomáticas. E isso é muito bom, mostra que na prática a vacina continua funcionando para a variante e que o Brasil pode continuar usando essa vacina nos estados onde ela é dominante", completou Croda.

O pesquisador destacou ainda que os pesquisadores também avaliarão a efetividade da Coronavac e da vacina da Astrazeneca/Oxford em Idosos na cidade de Manaus, Campo Grande, São Paulo e no estado de São Paulo.

Em nota divulgada nesta quarta, os pesquisadores do Vebra Covid-19 consideraram os resultados encorajadores por mostrarem que a Coronavac “continua sendo efetiva na redução de risco de doença sintomática em um cenário com prevalência de P.1 maior do que 50%”.

“Esses achados apoiam o uso contínuo dessa vacina no Brasil e em outros países com a circulação da mesma variante”, afirmou o grupo.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Arapiraca - AL
Atualizado às 08h12 - Fonte: Climatempo
26°
Poucas nuvens

Mín. 22° Máx. 30°

27° Sensação
20.7 km/h Vento
59% Umidade do ar
60% (5mm) Chance de chuva
Amanhã (23/04)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 33°

Sol e Chuva
Sábado (24/04)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 32°

Sol e Chuva
Ele1 - Criar site de notícias