Por se considerarem profissionais que estão diariamente manuseando caixões com vítimas da Covid-19, agentes funerários de Arapiraca, reivindicam que a categoria seja incluída no grupo prioritário de vacinação.
Segundo os profissionais do setor das funerárias, são eles quem pegam os corpos no necrotério de vítimas da Covid-19, ficando expostos aos riscos de contraírem o vírus.
Eles alegam que o Sindicato das Empresas Funerárias do Estado de Alagoas (Sefal), encaminhou nota à prefeitura de Arapiraca, solicitando a inclusão dos agentes funerários no calendário de vacinação contra a Covid-19 e aguarda uma resposta.
Ainda segundo o sindicato, a categoria foi contemplada no Plano Nacional do Ministério da Saúde e no Plano Estadual de Vacinação a receber a vacina, por ser considerado prioritário, porque esses profissionais são incluídos entre os trabalhadores da saúde e devem receber a vacina porque têm contato com corpo contaminado.
Como alerta, o sindicato deixa claro, que se até o dia 15 de abril, não obtiver uma resposta por parte da prefeitura, a categoria vai suspender todo o atendimento é serviço funerário na cidade de Arapiraca e em todos os municípios vizinhos.
O sindicato, apela para as autoridades de saúde de Arapiraca, para que enquadrem com urgência esses profissionais , que durante todo o dia, estão em contato direto de vítimas da Covid-19.
Ainda de acordo com o sindicato, várias cidades do estado de Alagoas já atenderam a recomendação do Governo Federal e do Ministério da Saúde e contemplaram o setor funerário com a vacinação, como Maceió, Rio Largo, Roteiro, Jundiá, Palmeira dos Índios entre outros.
Na nota, o sindicato afirma ainda, que essas cidades ao vacinarem os profissionais da área do setor funerário, como é amplamente divulgado na mídia e nas redes sociais, demonstrado segundo ainda a nota do sindicato, respeito, consideração e reconhecimento ao trabalho digno e indispensável a toda a sociedade realizado por esses profissionais.
Mín. 22° Máx. 30°
Mín. 21° Máx. 33°
Sol e ChuvaMín. 21° Máx. 32°
Sol e Chuva