Sexta, 22 de Janeiro de 2021 01:15
(82) 9 9820-6633
Política Câmara dos Deputados

Bancada de Alagoas, Estado de Lira, declara apoio ao candidato na Câmara

Câmara escolherá novo presidente

09/01/2021 22h15
Por: Portal Noticiasdasuacidade.com Fonte: Poder 360
O deputado Arthur Lira (PP-AL) em entrevista ao Poder360 | Sérgio Lima/Poder360 - 15.dez.2020
O deputado Arthur Lira (PP-AL) em entrevista ao Poder360 | Sérgio Lima/Poder360 - 15.dez.2020

A maioria dos deputados de Alagoas, Estado de Arthur Lira (PP), declarou apoio ao pepista na corrida pela presidência da Câmara dos Deputados. A informação foi divulgada pela assessoria de Lira neste sábado (9.jan.2021).

 

Dos 9 deputados do Estado, 5 declararam apoio: o próprio Lira, Sérgio Toledo (PL-AL), Severino Pessoa (Republicanos-AL), Nivaldo Albuquerque (PTB-AL) e Marx Beltrão (PSD-AL). Eles tiveram reunião neste sábado.

 

A assessoria de Lira diz que o deputado conta ainda com os votos de outros 3 congressistas do Estado. Caso essa expectativa se concretize, serão 3 votos de deputados de partidos do grupo de Baleia Rossi (MDB-SP), adversário de Lira. Os demais deputados do Estado são:

 

     • Isnaldo Bulhões (MDB-AL), coordenador da campanha de Baleia;

     • Paulão (PT-AL);

     • Pedro Vilela (PSDB-AL);

     • Tereza Nelma (PSDB-AL).

 

Arthur Lira é o candidato favorito do Palácio do Planalto. A impressão mais comum na Câmara é de que, se a eleição fosse hoje, ele seria o vencedor.

 

O pleito será realizado no início de fevereiro. Quem vencer terá mandato de 2 anos à frente da Casa. Para ser eleito são necessários ao menos 257 votos, se todos os 513 deputados votarem.

 

A candidatura de Baleia Rossi é apoiada por uma aliança entre o grupo político do atual presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e a cúpula dos partidos de esquerda.

 

Baleia e Maia tentam colar em Lira a pecha de governista. O deputado de Alagoas afirma em sua campanha que a gestão do atual presidente da Casa privilegiou líderes e desprestigiou deputados, o que não aconteceria em sua gestão.

 

Lira está em campanha há meses e tem pedido votos “no varejo”, falando individualmente com deputados. Baleia é candidato apenas desde o final de dezembro. Tem mais trânsito entre as cúpulas dos partidos.

 

Enquanto o candidato do MDB está iniciando suas viagens pelo país para conversar com os deputados nos Estados e tentar reverter esse quadro, Lira já esteve em 8 Estados.

 

A votação para presidente da Câmara é secreta. Isso significa que os deputados podem descumprir a recomendação partidária e votar no candidato que quiserem sem serem punidos pela sigla. Esse fator tende a favorecer Lira.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Arapiraca - AL
Atualizado às 01h14 - Fonte: Climatempo
24°
Poucas nuvens

Mín. 23° Máx. 36°

24° Sensação
9.6 km/h Vento
91.6% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (23/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 35°

Sol com algumas nuvens
Domingo (24/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 36°

Sol com algumas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias