Três anos se passaram desde que o Programa Ronda no Bairro começou a atuar em áreas comerciais de oito bairros de Maceió. Desde então, a nova forma de fazer segurança pública idealizada pelo Governo de Alagoas em janeiro de 2018 tem sido reconhecida e aprovada pela população, rendendo excelentes resultados para a segurança e para a qualidade de vida de comerciantes, moradores, turistas e trabalhadores das regiões onde atua.
O programa, que teve início no Jacintinho, hoje se estende às áreas comerciais do Centro e da orla marítima da capital alagoana, contribuindo para a redução dos índices de criminalidade registrados pela Secretaria de Segurança Pública (SSP) nestas localidades. Dentre os marcos considerados históricos estão a redução de 70% no número de Crimes Violentos Contra o Patrimônio (CVPs) nos territórios do programa e a drástica redução nos índices de assalto a coletivos.
Para a professora paulista Iracema Soares, que passa férias em Maceió, o policiamento de proximidade exercido pelo Ronda no Bairro é algo inovador. “Eu fiquei surpresa com a educação e a receptividade que recebi dos policiais. Como achei diferente o uniforme, quis entender melhor como o programa funcionava e eles foram superdidáticos e me explicaram muito bem. Eu realmente estou encantada! Viajo muito e nunca vi nada parecido nas outras cidades, me sinto segura porque eu os vejo em toda parte aqui da orla”, comemorou.
O que também chama a atenção da população é o trabalho em conjunto realizado pelos agentes de proximidade e a equipe de Articulação e Mobilização Social do programa, composta por psicólogas e assistentes sociais. Desde o dia 4 de janeiro de 2018, essas profissionais realizaram 873 atendimentos a pessoas em situação de vulnerabilidade social, o que gerou encaminhamentos dos mais diversos e diretos à Rede de Atenção Psicossocial (RAPS).
E não para por aí, a equipe social também desenvolve projetos e atividades de cunho cultural, como a organização de aulas gratuitas para crianças e adolescentes do Jacintinho e com a “Oficina de Inclusão Produtiva”, com as mães dessas mesmas crianças. Além disso, organiza e realiza o projeto “Ronda no Bairro Cultural” em praças e mirantes das áreas comerciais dos territórios atendidos, onde a grande atração é a banda música do programa.
“O Ronda no Bairro vem cumprindo seus objetivos e tornando as pessoas cada vez mais próximas dos agentes de segurança pública, as ações sociais são de fundamental importância para a consolidação da filosofia de proximidade do programa. O governador Renan Filho, com sua visão arrojada, sempre foi o maior entusiasta do programa. Aproveito para parabenizar todos os agentes de proximidade e colaboradores do corpo administrativo pela dedicação e competência”, afirmou o superintendente do Ronda no Bairro, coronel Cícero Silv
Mín. 22° Máx. 37°
Mín. 22° Máx. 37°
Sol e ChuvaMín. 23° Máx. 35°
Sol e Chuva