Quinta, 25 de Fevereiro de 2021 04:56
(82) 9 9820-6633
Capital Ronda no Bairro

Ronda no Bairro completa 3 anos e consolida filosofia do policiamento de proximidade

Programa conquistou a confiança da população e colhe excelentes resultados desde janeiro de 2018

04/01/2021 19h04
Por: Portal Noticiasdasuacidade.com Fonte: Agência Alagoas
Programa conquistou a confiança da população e colhe excelentes resultados desde janeiro de 2018Ascom Ronda do Bairro
Programa conquistou a confiança da população e colhe excelentes resultados desde janeiro de 2018Ascom Ronda do Bairro

Três anos se passaram desde que o Programa Ronda no Bairro começou a atuar em áreas comerciais de oito bairros de Maceió. Desde então, a nova forma de fazer segurança pública idealizada pelo Governo de Alagoas em janeiro de 2018 tem sido reconhecida e aprovada pela população, rendendo excelentes resultados para a segurança e para a qualidade de vida de comerciantes, moradores, turistas e trabalhadores das regiões onde atua.

O programa, que teve início no Jacintinho, hoje se estende às áreas comerciais do Centro e da orla marítima da capital alagoana, contribuindo para a redução dos índices de criminalidade registrados pela Secretaria de Segurança Pública (SSP) nestas localidades. Dentre os marcos considerados históricos estão a redução de 70% no número de Crimes Violentos Contra o Patrimônio (CVPs) nos territórios do programa e a drástica redução nos índices de assalto a coletivos.

Para a professora paulista Iracema Soares, que passa férias em Maceió, o policiamento de proximidade exercido pelo Ronda no Bairro é algo inovador. “Eu fiquei surpresa com a educação e a receptividade que recebi dos policiais. Como achei diferente o uniforme, quis entender melhor como o programa funcionava e eles foram superdidáticos e me explicaram muito bem. Eu realmente estou encantada! Viajo muito e nunca vi nada parecido nas outras cidades, me sinto segura porque eu os vejo em toda parte aqui da orla”, comemorou.

O que também chama a atenção da população é o trabalho em conjunto realizado pelos agentes de proximidade e a equipe de Articulação e Mobilização Social do programa, composta por psicólogas e assistentes sociais. Desde o dia 4 de janeiro de 2018, essas profissionais realizaram 873 atendimentos a pessoas em situação de vulnerabilidade social, o que gerou encaminhamentos dos mais diversos e diretos à Rede de Atenção Psicossocial (RAPS).

E não para por aí, a equipe social também desenvolve projetos e atividades de cunho cultural, como a organização de aulas gratuitas para crianças e adolescentes do Jacintinho e com a “Oficina de Inclusão Produtiva”, com as mães dessas mesmas crianças. Além disso, organiza e realiza o projeto “Ronda no Bairro Cultural” em praças e mirantes das áreas comerciais dos territórios atendidos, onde a grande atração é a banda música do programa.

“O Ronda no Bairro vem cumprindo seus objetivos e tornando as pessoas cada vez mais próximas dos agentes de segurança pública, as ações sociais são de fundamental importância para a consolidação da filosofia de proximidade do programa. O governador Renan Filho, com sua visão arrojada, sempre foi o maior entusiasta do programa. Aproveito para parabenizar todos os agentes de proximidade e colaboradores do corpo administrativo pela dedicação e competência”, afirmou o superintendente do Ronda no Bairro, coronel Cícero Silv

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Arapiraca - AL
Atualizado às 04h49 - Fonte: Climatempo
22°
Poucas nuvens

Mín. 22° Máx. 37°

22° Sensação
9.6 km/h Vento
95.8% Umidade do ar
90% (4mm) Chance de chuva
Amanhã (26/02)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 37°

Sol e Chuva
Sábado (27/02)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 35°

Sol e Chuva
Ele1 - Criar site de notícias