Sábado, 16 de Janeiro de 2021 05:30
(82) 9 9820-6633
Política Nome Definido

Presidente do PP confirma Arthur Lira como candidato à presidência da Câmara

Grupo de Maia ainda não tem nome

02/12/2020 21h09
Por: Portal Noticiasdasuacidade.com Fonte: Poder 360
Arthur Lira, líder do PP na Câmara e aliado do governo Bolsonaro | Gustavo Lima/Câmara dos Deputados
Arthur Lira, líder do PP na Câmara e aliado do governo Bolsonaro | Gustavo Lima/Câmara dos Deputados

O presidente do PP, senador Ciro Nogueira (PI), confirmou em jantar com correligionários na noite de 3ª feira (1º.dez.2020) que o candidato da legenda à presidência da Câmara será Arthur Lira (PP-AL).

 

A eleição para presidência da Casa será realizada em fevereiro de 2021. A disputa pela sucessão começa a monopolizar as atenções dos deputados.

 

Lira é o principal líder do bloco conhecido como Centrão. Ele se aproximou do governo ao longo de 2020. É o candidato preferido do Planalto para a sucessão de Rodrigo Maia (DEM-RJ) na principal cadeira da Câmara.

 

A confirmação de Ciro é má notícia para Aguinaldo Ribeiro (PP-PB). Ele é um dos deputados mais próximos de Maia e disputa a bênção do atual presidente para se candidatar. Sem o apoio do próprio partido, as chances de Aguinaldo viabilizar a candidatura ficam muito reduzidas.

 

Além de Aguinaldo, outros 5 deputados buscam o apoio de Rodrigo Maia para ser o candidato de seu campo político. São eles:

 

    Baleia Rossi (MDB-SP);

     Marcos Pereira (Republicanos-SP);

     Luciano Bivar (PSL-PE);

     Marcelo Ramos (PL-AM);

     Elmar Nascimento (DEM-BA).

Ainda não há certeza na Câmara, porém, se o candidato do grupo político de Maia não será ele próprio. O deputado tem negado. Nos próximos dias o STF (Supremo Tribunal Federal) poderá permitir que ele (e Davi Alcolumbre, presidente do Senado) concorra outra vez, o que é vedado atualmente.

 

Maia está à frente da Casa desde 2016, quando assumiu 1 mandato tampão depois da saída de Eduardo Cunha (MDB-RJ). Pode disputar a eleição de 2017, na mesma legislatura, graças a um entendimento de que concorrer depois de um mandato tampão não é tentativa de reeleição. Em 2019 pode se candidatar porque tratava-se de uma legislatura diferente da anterior.

 

Tanto o Centrão quantos os partidos de esquerda têm se manifestado contra a possibilidade de reeleição. Os partidos da oposição são parte imprescindível dos cálculos do grupo político de Rodrigo Maia para manter a influência sobre a Câmara.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Arapiraca - AL
Atualizado às 05h13 - Fonte: Climatempo
22°
Poucas nuvens

Mín. 22° Máx. 35°

22° Sensação
10.8 km/h Vento
93.7% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (17/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 35°

Sol com algumas nuvens
Segunda (18/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 36°

Sol com algumas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias