Sexta, 27 de Novembro de 2020 14:47
(82) 9 9820-6633
Política Vice-presidente

Divulgação de compradores de madeira não cria crise diplomática, diz Mourão

Diz que afeta empresas, não países

19/11/2020 17h17
Por: Portal Noticiasdasuacidade.com Fonte: Agência Brasil
O vice-presidente Hamilton Mourão em evento no Palácio do Planalto; disse que divulgacão de importadores de madeira ilegal não afeta países | Sérgio Lima/Poder360 - 8.mai.2019
O vice-presidente Hamilton Mourão em evento no Palácio do Planalto; disse que divulgacão de importadores de madeira ilegal não afeta países | Sérgio Lima/Poder360 - 8.mai.2019

O vice-presidente da República, general Hamilton Mourão, disse nesta 5ª feira (19.nov.2020) que a divulgação da lista de países que compram madeira ilegal do Brasil, anunciada pelo presidente Jair Bolsonaro, não deve causar uma crise diplomática. “É uma questão de cooperação internacional”, disse a jornalistas no Palácio do Planalto.

 

Mourão disse que a medida, divulgada pelo presidente em discurso feito na 3ª feira (17.nov) na Cúpula dos Brics (grupo de países que reúne Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), já havia sido informada a embaixadores que viajaram à Amazônia na 1ª semana de novembro.

 

“Foi uma apresentação que o superintendente regional da Polícia Federal lá em Manaus fez e acho que vai ser apresentado aí a posteriori. É uma questão de empresas, né? O presidente deixou muito claro”, disse.

 

Bolsonaro criticou países em seu discurso aos Brics. “Estaremos mostrando que esses países, alguns deles que muito nos criticam, em parte têm responsabilidade nessa questão”, disse na 3ª feira.

 

Segundo o vice-presidente, o embaixador da União Europeia reagiu à proposta do governo brasileiro de divulgar a lista de compradores. “O embaixador da União Europeia, óbvio, reagiu, mas foi uma reação normal. Eu acho normal isso, faz parte. É aquela história, é uma história de cooperação, né, pô?”, declarou.

 

IBama

O presidente do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), Eduardo Fortunato Bim, assinou 2 despachos que tiveram como efeito o aumento da recirculação de madeira ilegal no Brasil e a ampliação das possibilidades de exportação irregular de madeira proveniente de espécies ameaçadas de extinção.

 

Além disso, houve uma queda de vistorias do produto in loco, nos portos, antes do envio para outros países. As informações foram publicadas em reportagem do jornal Folha de S.Paulo, que ouviu técnicos do Ibama sob a condição de anonimato.

 

Mourão disse que desconhece a possível facilitação de circulação de madeira ilegal pelo instituto. “Eu não sei da história do Ibama, isso parece que aconteceu ano passado, não foi nem área da Amazônia, questão da área da Mata Atlântica. Então não está afeto a mim, desconheço esse assunto”, disse.

 

Amapá

O vice-presidente disse que o ministro Bento Albuquerque (Minas e Energia) apresentou na reunião do Conselho de Governo desta 5ª ações da pasta para a normalização da energia elétrica no Amapá. “[Bento] se deslocou para o Amapá agora à tarde. Acredito que no final de semana já está com praticamente 100% da energia restaurada”, disse.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Arapiraca - AL
Atualizado às 14h31 - Fonte: Climatempo
32°
Poucas nuvens

Mín. 22° Máx. 33°

34° Sensação
1 km/h Vento
49% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (28/11)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 32°

Sol com algumas nuvens
Domingo (29/11)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 32°

Sol com algumas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias