Sábado, 28 de Novembro de 2020 07:24
(82) 9 9820-6633
Capital Aumento

Casos de Covid-19 cresceram 91% em Maceió nas últimas duas semanas, diz Ufal

Registros saltaram de 145 infecções entre o período de 25 de outubro a 31 de outubro para 278 entre 8 de novembro a 14 de novembro

17/11/2020 22h22
Por: Portal Noticiasdasuacidade.com Fonte: Gazetaweb
De acordo com o documento, o avanço foi de 31,8% em todo o estado FOTO: ASCOM/SMS
De acordo com o documento, o avanço foi de 31,8% em todo o estado FOTO: ASCOM/SMS

Os casos de Covid-19 cresceram 91,7% em Maceió nas últimas duas semanas. Os registros saltaram de 145 infecções entre o período de 25 de outubro a 31 de outubro para 278 entre 8 de novembro a 14 de novembro. As informações constam no relatório do Observatório Alagoano de Políticas Públicas de Combate à Covid-19, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

De acordo com o documento, o avanço foi de 31,8% em todo o estado. Os registros semanais saíram de 665 casos para 877, em Alagoas. Em Arapiraca, segunda maior cidade do estado, o aumento é de 35%, saindo de 117 para 158 casos semanais.

 

O relatório pontua que, em relação aos óbitos, ainda é observada uma tendência de queda em nível estadual. "No entanto, este comportamento não é notado em Maceió, onde o número de óbitos nas últimas cinco semanas é constante", diz trecho do documento. Foram sete mortes decorrentes da Covid-19 na capital alagoana em cada uma das últimas três semanas. 

Os professores da Ufal alertam que, dado o histórico da expansão da Covid-19 pelo estado, que se espalhou a partir de Maceió, "o recente aumento de casos na capital acende o sinal de alerta quanto a possibilidade de novas situações de descontrole na transmissão".

O relatório mostra que os leitos hospitalares destinados aos pacientes com Covid-19 seguem com ocupação estável, bem abaixo da margem de segurança recomendada pelas autoridades sanitárias. "Segundo o último Boletim publicado pela Sesau, a ocupação dos 171 leitos de UTI é de 33% e dos 51 leitos de UTI intermediária de 4%. Assim, considerando todos os leitos que possuem respiradores a ocupação é de 26%", informam.

Por fim, o professores ponderam que o cenário da pandemia do novo Coronavírus em Alagoas após a última semana que se encerrou sinaliza para a importância da continuidade das medidas de controle. "Entre as quais o distanciamento social (que implica na não permanência em aglomerações), higienização das mãos e utilização da máscara em ambientes coletivos", cita.

Segundo os especialistas, além dessas medidas o Estado deve garantir a execução de estratégias para: identificar, isolar e rastrear contatos a fim de evitar o surgimento de novos focos que poderão causar novas ondas epidêmicas; contenção de surtos em locais de alta vulnerabilidade, como abrigos e prisões; e monitoramento de riscos externos, que tendem a aumentar com a chegada da temporada de férias e o aumento da circulação de pessoas, principalmente nas regiões turísticas do estado.

Os estudiosos, frisam que, apesar de todos os avanços que foram obtidos desde o início do processo de flexibilização, é importante lembrar que o vírus ainda representa um grande risco, cenário que só será alterado com a imunização universal por meio de uma vacina. "Desse modo, todo cuidado ainda é pouco nesse momento.

Não podemos abrir mão das medidas de controle, sob pena de registrarmos novas ondas de transmissão, como as que têm sido observadas em vários países que, mesmo com toda evolução nos protocolos de tratamento adquirida ao longo desses meses, têm levado milhares de pessoas à óbito diariamente", aconselham.

 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Arapiraca - AL
Atualizado às 07h15 - Fonte: Climatempo
28°
Poucas nuvens

Mín. 22° Máx. 32°

29° Sensação
24.4 km/h Vento
56.7% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (29/11)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 32°

Sol com algumas nuvens
Segunda (30/11)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 33°

Sol com algumas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias