Sexta, 27 de Novembro de 2020 13:28
(82) 9 9820-6633
Arapiraca Arapiraca 96 anos

Prefeitura de Arapiraca promove programação especial em homenagem ao aniversário de 96 anos da cidade

A abertura das comemorações iniciou cedo, às 7h da manhã, na Concatedral de Nossa Senhora do Bom Conselho, no Centro, com salva de fogos de artifício, seguida de desfile aéreo da bandeira de Arapiraca, realizado pelo Grupamento da Secretaria de Segurança Pública de Alagoas, e hasteamento das bandeiras e execução dos hinos com a banda do 3º Batalhão da Polícia Militar (BPM).

30/10/2020 15h43
Por: Portal Noticiasdasuacidade.com Fonte: Redação
Prefeitura de Arapiraca promove programação especial em homenagem ao aniversário de 96 anos da cidade

Neste 30 de Outubro, a cidade de Arapiraca completa 96 anos de Emancipação Política. E a Prefeitura organizou uma programação especial para comemorar a data, com atos cívicos, religiosos, culturais e administrativos, durante todo o dia. 

Para evitar aglomerações de pessoas neste  período de pandemia, a Gestão Municipal seguiu as orientações da Organização Mundial de Saúde e os decretos, cancelando o tradicional desfile cívico-militar e optando por cerimônias simples, mas que valorizam e resgatam a fé e o orgulho do povo da cidade, apaixonado por sua terra.

Programação

A abertura das comemorações iniciou cedo,  às 7h da manhã, na Concatedral de Nossa Senhora do Bom Conselho, no Centro, com salva de fogos de artifício, seguida de desfile aéreo  da bandeira de Arapiraca, realizado pelo Grupamento da Secretaria de Segurança Pública de Alagoas, e hasteamento das bandeiras  e execução dos hinos  com a banda  do 3º Batalhão da Polícia Militar (BPM).

 

Presentes nas cerimônias, a prefeita de Arapiraca, Fabiana Pessoa, o seu esposo, o deputado federal Severino Pessoa, o senador Rodrigo Cunha, a vereadora Aurélia Fernandes,  representando a Câmara de Vereadores,  o Sargento do Tiro de Guerra Eduardo Rocha Jr, além de secretários municipais, servidores públicos, imprensa, representantes da igreja e população. 

Após os hasteamento das bandeiras, no pátio da Concatedral, as autoridades civis e militares presentes, acompanhadas pelos fiéis, participaram da missa em ação de graças ao aniversário da cidade, ministrada pelo administrador diocesano de Penedo, o Padre Daniel do Nascimento.

Durante a homilia, o padre agradeceu a presença da prefeita Fabiana Pessoa, das autoridades e fiéis presentes na cerimônia. Ele elogiou a fé do povo arapiraquense, uma das cidades mais religiosas de Alagoas,  e a capacidade do seu povo em construir uma bela história de conquistas e liberdade. “Arapiraca soube enxergar as suas potencialidades humanas e conservar a sua fé”, afirmou.

Apresentação Cultural

Após a celebração da Missa, apresentações culturais encerram a programação da manhã. Para representar a cultura raiz da cidade, as Destaladeiras de Fumo de Arapiraca e o Coco de Roda do Mestre Nelson Rosa foram os convidados para a festa da emancipação.

Sob a coordenação de Regineide Rosa, o grupo das Destaladeiras de Fumo encantou o público, com cor, música, poesia e o resgate de uma tradição local. Em breve, o canto das Destaladeiras de Fumo será instituído como patrimônio histórico cultural de Arapiraca. Esse trabalho é reconhecido em todos os cantos do Brasil, onde se apresentam e já faz parte da  da lista de cânticos únicos  de trabalho,  elaborado pelo Sesc em 2008.

Após o canto das Destaladeiras de Fumo, a apresentação do Coco de Roda do saudoso Mestre Rosa, reconhecido pelo trabalho de fortalecimento e valorização da cultura popular. A pisada frenética dos pés, a coreografia, o canto e a alegria, símbolos dessa dança, encantam a todos os presentes, no encerramento da programação cultural dos 96 anos de Arapiraca.

No horário da tarde, na agenda em alusão ao aniversário da cidade, a inauguração  da Academia de Saúde, no bairro Bom Sucesso e a Quadra Esportiva da Vila Canaã, que também recebe uma Unidade de Saúde reformada para um atendimento mais humanizado à população.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Arapiraca - AL
Atualizado às 13h09 - Fonte: Climatempo
31°
Poucas nuvens

Mín. 22° Máx. 33°

32° Sensação
3 km/h Vento
49% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (28/11)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 32°

Sol com algumas nuvens
Domingo (29/11)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 32°

Sol com algumas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias