Quarta, 28 de Outubro de 2020 14:22
(82) 9 9820-6633
Esportes Investigação

Cade abre inquérito para investigar suposto monopólio da Globo no futebol

O órgão do governo não revelou o nome do time, e agora tem 180 dias, prorrogáveis por mais 60 dias, para ouvir os envolvidos na investigação e tomar uma decisão

27/09/2020 12h52
Por: Portal Noticiasdasuacidade.com Fonte: RD1
Globo é alvo de inquérito do Cade por suposto monopólio do futebol | Imagem: Reprodução | Globo
Globo é alvo de inquérito do Cade por suposto monopólio do futebol | Imagem: Reprodução | Globo

O Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) abriu na última sexta-feira (25) investigação para apurar se a Globo possui o monopólio de transmissão de direitos de futebol no Brasil. O inquérito foi iniciado após a denúncia feita por um clube de futebol.

 

O órgão do governo não revelou o nome do time, e agora tem 180 dias, prorrogáveis por mais 60 dias, para ouvir os envolvidos na investigação e tomar uma decisão. A informação foi dada em primeira mão pela CNN Brasil.

 

Para o Cade, os indícios de um possível monopólio existem. Como exemplo, o órgão usou a briga entre a emissora, a Turner e o Flamengo por causa da MP 984, que dá ao mandante do jogo o direito de transmissão.

 

“As características do mercado de transmissão de jogos de futebol – com poucos agentes econômicos e marcado pela clara existência de posição dominante – podem desvirtuar o paradigma de ‘competição no mercado’ por uma competição ‘pelo mercado’, sobretudo no caso de negociação de campeonatos inteiros”, afirmou na nota.

 

Outro argumento foi a atitude do canal carioca em rescindir o contrato com do Campeonato Carioca após o Flamengo ter exibido jogos em seu canal no YouTube. “A emissora, com a conduta, estaria impedindo que o clube decidisse, de forma autônoma, a negociação de seus jogos, a regra da concordância possibilitava a instituição de monopólios de fato nos campeonatos de futebol”, analisou.

 

Para o Cade, a atitude da emissora impede que um clube inicie negociação com os concorrentes. “Com esta prática, o Grupo Globo induz os clubes a não negociarem com outras emissoras, seja para produtos de interesse da Globo ou mesmo para aqueles que a empresa não pretenda adquirir”, finalizou.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Arapiraca - AL
Atualizado às 14h03 - Fonte: Climatempo
34°
Pancada de chuva

Mín. 23° Máx. 34°

35° Sensação
30.8 km/h Vento
38.3% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (29/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 35°

Sol com algumas nuvens
Sexta (30/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 35°

Sol com algumas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias