Complexo Multidisciplinar Tarcizo Freire
na ativa

Dependente químico supera vício em bebida alcoólica e é reinserido em obra do Governo

Genilson Luiz é servente de pedreiro na construção do Hospital Regional da Mata, em União dos Palmares

27/11/2019 09h27
Por: Cláudio Roberto
33

Após ter sua vida suprimida pela dependência química e pelo uso excessivo de bebidas alcoólicas durante 20 anos, Genilson Luiz deu a volta por cima e hoje é um dos colaboradores destaques da obra de construção do Hospital Regional da Mata, em União dos Palmares.  

Ele é um dos muitos exemplos de pessoas que passaram por tratamento em uma das 35 comunidades acolhedoras credenciadas à Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev), por meio da Rede Acolhe, e hoje estão reinseridas no mercado de trabalho.

 

“Eu comecei a usar o álcool aos 17 anos de idade. Cheguei a experimentar outros tipos de drogas, mas foi a bebida alcoólica o grande problema durante 20 anos da minha vida”, disse Genilson, ao lembrar como tudo começou.

 

“Por conta do álcool, cheguei a morar em um barraco, perdi minha família, todo mundo me abandonou. Tive dois AVC e cheguei ao fundo do poço, quando tive depressão e cheguei a tomar veneno de rato para morrer. Deus foi tão bom que me deu outra chance de vida e encontrei os Anjos da Paz, que me encaminharam para tratamento da Comunidade Rosa Mística”, lembrou Genilson.

Hoje, limpo há 4 anos, Genilson foi capacitado pelo Centro de Referência em Reinserção Social, equipamento da Seprev que busca a reinserção social dos dependentes químicos.

“Quando você pensa em reinserção social, você pensa que vai ter muito trabalho e desgaste com essa pessoa, mas não é. Hoje Genilson é uma pessoa que rende muito, um servente exemplar. Eu como tive casos na família, acho que seria uma boa todas as empresas abrirem suas portas para ajudar essas pessoas”, declarou Irakistane Cosme, engenheiro civil responsável pela obra do Hospital de União dos Palmares.

 

Reinserção Social

Inaugurado em junho de 2018, o Centro de Referência em Reinserção Social da Seprev promove, gratuitamente, cursos e atendimento às pessoas que já foram beneficiadas pela Rede Acolhe.

“Com a criação deste Centro de Referência, o Governo de Alagoas deu um novo salto com relação ao fortalecimento da Política sobre Drogas, uma vez que fechou o ciclo que envolve a prevenção, a recuperação e a reinserção social das pessoas que, em algum momento da vida, se envolveu profundamente com as drogas”, explicou a titular da Seprev, Esvalda Bittencourt.

Agência Alagoas

 

 

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários