Sexta, 25 de Setembro de 2020 19:17
(82) 9 9820-6633
Brasil COVID-19

Covid-19: Após 100 mil mortes, Pazuello diz apoiar 'afastamento social'

Ministro interino disse que o país 'precisa entender como parar o sangramento'

10/08/2020 12h45 Atualizada há 2 meses
Por: Portal Noticiasdasuacidade.com Fonte: G1
Covid-19: Após 100 mil mortes, Pazuello diz apoiar 'afastamento social'

O ministro interino da Saúde, general Eduardo Pazuello, disse nessa segunda-feira (10), no Rio de Janeiro, que o governo apoia o isolamento social, contrariando o discurso e as ações da própria Presidência da República. Em evento de inauguração de uma nova unidade de processamento de testes da Covid-19 na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), ele defendeu a necessidade de tratamento precoce para impedir o aumento de mortes na pandemia.

"Medidas preventivas e afastamento social são medidas de gestão dos municípios e estados e nós apoiamos todas elas, porque quem sabe o que é necessário naquele momento precisa de apoio e nós apoiamos. Mas, fica a lembrança de que, independentemente da medida que se tome, tem que estar aliada à capacidade de triar e procurar se as pessoas estão ou não com sintomas, o tempo todo", declarou Pazuello.

 

A declaração contraria a postura do próprio general desde que assumiu interinamente o Ministério da Saúde. Em maio, ele foi alertado por um comitê técnico da pasta que, sem isolamento social efetivo, o país poderia levar até dois anos anos para controlar a pandemia. Mas, ao contrário do alerta, o ministro interino orientou a reabertura das atividades econômicas, quando o país já tinha mais de um milhão de casos da doença.

'Número não faz diferença'

Pela primeira vez desde o sábado (8), quando o país atingiu a marca de 100 mil mortos pela Covid-19, Pazuello citou nesta segunda-feira o número de vítimas, relativizando que as ações de combate são mais importantes que a contagem de mortos.

"Não é um número. Todos os dias sofremos as perdas. Não é um número - 95 mil, 98 mil, 100, ou 101 - que vai fazer a diferença. O que vai fazer a diferença é cada um brasileiro que se perde", disse ele. Para o ministro interino, é fundamental "um trabalho preventivo", disse.

Pazuello comparou a situação da pandemia no Brasil a uma hemorragia ao dizer que o país "precisa entender como parar o sangramento". Para ele, diagnóstico precoce e tratamento imediato são as ações necessárias para conter o aumento do número de óbitos e defendeu a necessidade de união de toda a sociedade para combater a disseminação da doença.

"Não existe, nesse momento diferenças, partidários ou ideológica. Nós somos todos brasileiros combatendo, dia a dia, da melhor forma nos dedicando para que não haja mais mortos no nosso país. Já perdemos 100 mil brasileiros com nome, identidade e família. E podem acreditar, nós estamos todos os dias revendo nossos protocolos, procurando o que tem de melhor e alterando aquilo que não vinha dando certo", reforçou o ministro interino.

Pazuello destacou, ainda, que o país está sob "esforço de guerra" para conter a disseminação do novo coronavírus. "Nós estamos lutando contra uma pandemia, e o nome disso é esforço de guerra". Diante disso, cobrou que a população procure atendimento médico diante de qualquer sintoma da doença.

"Não está correto ficar em casa doente, com sintomas, até passar mal com falta de ar. Isso não funciona. Não funcionou e deu no que deu. E há dois meses nós mudamos esse protocolo. Diante de qualquer sintoma, procure uma unidade básica de saúde", defendeu o ministro.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Arapiraca - AL
Atualizado às 19h02 - Fonte: Climatempo
24°
Poucas nuvens

Mín. 18° Máx. 34°

24° Sensação
16.2 km/h Vento
71% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (26/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 34°

Sol com algumas nuvens
Domingo (27/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 34°

Sol com algumas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias