Segunda, 10 de Agosto de 2020 22:01
(82) 9 9820-6633
Política Drive-thru

Senado vai adotar drive-thru para votações secretas

Os totens também serão usados nas votações secretas da comissões Constituição e Justiça (CCJ) e Relações Exteriores (CRE).

28/07/2020 14h09
45
Por: Portal Noticiasdasuacidade.com Fonte: MSN.com
© Ana Volpe/ Agência Senado | 7 totens estarão disponíveis pelas dependências do Senado
© Ana Volpe/ Agência Senado | 7 totens estarão disponíveis pelas dependências do Senado

O Senado vai voltar a realizar sessão presencial na 2ª quinzena de agosto. Para que seja de maneira segura, evitando o contágio do novo coronavírus e preservando os senadores dos grupos de risco, a Casa vai oferecer terminais de votação fora do Plenário, incluindo a alternativa de votar sem sair do carro, no modelo drive-thru.

 

O modelo de voto faz das medidas que estão sendo adotadas para realização das votações de forma secreta, que não seriam possíveis com o atual sistema de votação a distância. Entre as votações estão as indicações do governo para embaixadas do Brasil no exterior; conselhos da Justiça e do Ministério Público; cargos de direção no Banco Central; e em agências reguladoras.

 

Segundo o secretário-geral da Mesa, Luiz Fernando Bandeira de Melo Filho, foram montados 7 terminais de votação secreta fora do Plenário. Serão 3 para votação de dentro do carro, na Chapelaria, exclusivos para os senadores do grupo de risco; e 4 dentro do prédio, que qualquer senador poderá usar (2 terminais próximos à barbearia e outros 2 no Salão Azul, em frente ao Plenário).

 

“A ideia principal é dar condição de os senadores votarem com segurança”, disse o Secretário.

 

Para votar de modo drive-thru, o senador vai chegar no carro, abaixar o vidro da janela e acessar 1 dos terminais que serão dispostos na Chapelaria. Haverá uma tela preparada, conforme cada votação, mostrando o nome, a foto e o cargo do indicado.

 

Bandeira informou que o Senado não terá custos com esse serviço. Segundo ele, os totens foram aproveitados e adaptados das comissões. O serviço de marcenaria do Senado fez a maior parte dos móveis, aproveitando material da casa e sem gastar nada. A única despesa foi para aquisição de 120m de cabos para integração do sistema.

 

Os totens também serão usados nas votações secretas da comissões Constituição e Justiça (CCJ) e Relações Exteriores (CRE).

  

Covid-19 no Senado

No Senado, o presidente da Casa, Davi Alcolumbre (DEM-AP), e, pelo menos, outros 8 senadores já foram contaminados pela covid-19.

 

  • Nelsinho Trad (PSD-MS);
  • Mara Gabrilli (PSDB-SP);
  • Sergio Petecão (PSD-AC);
  • Rogério Carvalho (PT-SE);
  • Marcos do Val (Podemos-ES);
  • Leila Barros (PSB-DF);
  • Jayme Campos (DEM-MT);
  • Carlos Fávaro (PSD-MT);
  • Prisco Bezerra (PDT-CE), suplente de Cid Gomes (PDT-CE).
Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Arapiraca - AL
Atualizado às 22h00 - Fonte: Climatempo
21°
Poucas nuvens

Mín. 19° Máx. 30°

21° Sensação
10.8 km/h Vento
83.6% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (11/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 18° Máx. 30°

Sol com algumas nuvens
Quarta (12/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 17° Máx. 31°

Sol com algumas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias