Segunda, 03 de Agosto de 2020 15:21
(82) 9 9820-6633
Geral Pedido de apoio

Governo de Alagoas pede apoio do governo federal para o setor sucroenergético

Endereçado ao ministro Paulo Guedes, o ofício demonstra o apoio do governo alagoano ao setor e pede que medidas sejam adotadas

09/07/2020 08h30
60
Por: Portal Noticiasdasuacidade.com Fonte: Cada Minuto
Reprodução
Reprodução

Em apoio ao setor sucroenérgetico, de produção de energia a partir da cana-de-açúcar, o governo de Alagoas enviou ofício ao Ministério da Economia. No documento, assinado pelo governador Renan Filho, o estado elenca fatores que têm prejudicado o setor, como a queda no consumo de combustíveis e a redução dos preços internacionais do petróleo.

 

Endereçado ao ministro Paulo Guedes, o ofício demonstra o apoio do governo alagoano ao setor e pede que medidas sejam adotadas, para uma maior competitividade e desenvolvimento no mercado, principalmente do nos estados do Nordeste.

 

As medidas que, segundo o governo alagoano, devem ser implementadas pelo governo federal para ajudar o setor suco energético são:

 

A atuação junto à Câmara de Comércio do Exterior (Camex), para a aprovação de medidas de regra geral do Mercosul, recolocando no etanol uma Tarifa Externa Comum do Mercosul, que estabelece alíquota de 20% para o produto, sem cotas isentas de tarifa.

 

Isenção tributária entre o etanol doméstico e o importado, que atualmente privilegia o etanol importado, o que decorreria da restrição do aproveitamento de crédito pelo distribuidor que realizar a importação do etanol.

 

Com o avanço da pandemia do novo coronavírus pelo Brasil, as restrições de mobilidade afetaram o consumo de etanol. E a competitividade do combustível de cana-de-açúcar em relação à gasolina foi afetada pela queda dos preços do petróleo no mercado internacional.

 

De acordo com o governo alagoano, a redução dos preços do petróleo no mercado internacional também foi agravada pelo cenário de recorrentes excedentes de etanol no mercado americano, que colherá a maior safra de milho de sua história. Além disso, o fato do mercado de açúcar americano não ter feito sua contrapartida de abertura, sendo um dos mercados mais protegidos do mundo, também contribuiu para o momento negativo do setor sucroenergético brasileiro.

 

 

Em abril, a União da Industria de Cana-de-açúcar (Unica) já havia alertado para a adoção de medidas que favorecessem a competitividades do etanol e de linhas de crédito para a armazenagem do combustível, justificando a incerteza do setor, diante dos impactos econômicos da pandemia da Covid-19.

 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Arapiraca - AL
Atualizado às 15h12 - Fonte: Climatempo
27°
Muitas nuvens

Mín. 19° Máx. 28°

27° Sensação
23.5 km/h Vento
50.7% Umidade do ar
90% (5mm) Chance de chuva
Amanhã (04/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 28°

Sol com muitas nuvens e chuva
Quarta (05/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 18° Máx. 27°

Sol com muitas nuvens e chuva
Ele1 - Criar site de notícias