Terça, 07 de Dezembro de 2021
32°

Poucas nuvens

Arapiraca - AL

Saúde Palestra

Câmara Municipal de Arapiraca realiza palestra do Outubro Rosa sobre câncer de mama e de cólo do útero

Thiago ML, disse que o assunto sobre os cânceres de mama e de cólon de útero, precisam ser mais discutidos pela sociedade durante o ano inteiro e que o Poder Legislativo, está de portas abertas para participar de debates desta magnitude.

21/10/2021 às 15h35 Atualizada em 21/10/2021 às 15h50
Por: Portal Noticiasdasuacidade.com Fonte: Assessoria
Compartilhe:
Câmara Municipal de Arapiraca realiza palestra do Outubro Rosa sobre câncer de mama e de cólo do útero

O mês de Outubro já é conhecido mundialmente como um mês marcado por ações afirmativas relacionadas à prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. O movimento, conhecido como Outubro Rosa, é celebrado anualmente desde os anos 90. O objetivo da campanha é compartilhar informações sobre o câncer de mama e, mais recentemente, câncer do colo do útero, promovendo a conscientização sobre as doenças, proporcionando maior acesso aos serviços de diagnóstico e contribuindo para a redução da mortalidade.

E para marcar ainda mais este mês,  a vereadora e médica Drª. Fany, realizou na manhã desta quinta-feira (21), uma mesa redonda com especialistas para falar sobre o câncer de mama e também o câncer do colo do útero, para as servidoras da Câmara Municipal de Arapiraca e convidados. 

Participaram os vereadores Thiago ML , presidente da Casa, os vereadores Melquisedec de Oliveira, Zé Carlinhos, Adriano Targino e Vicente do Remédio. 

Ao abrir os trabalhos, a Drª.  Fany, agradeceu a presença de todos,  chamando a atenção para o auto exame, única forma de encontrar a cura da doença através da descoberta precocemente. 

De acordo com a vereadora,  os casos vêm aumentando assustadoramente, justamente porque as mulheres não procuram os postos de saúde para fazer o exame. 

"Temos que nos amar e consequentemente, nos cercar de todos os cuidados, fazendo os exames para evitar complicações futuras que podem ser devastadoras", alertou ela. 

O presidente da Casa, Thiago ML,  agradeceu à Dra. Fany, por ter escolhido a Câmara Municipal de Arapiraca, para debater um assunto de tão grande importância para a saúde da mulher. 

Thiago ML, também aproveitou a oportunidade para falar sobre os professores,  segundo ele,  a categoria menos valorizada pelos gestores públicos e que o Poder Legislativo, tem realizado um esforço muito grande para resolver as questões da categoria, principalmente a questão salarial que os professores sempre reivindicaram. 

Thiago ML, disse que o assunto sobre os cânceres de mama e de cólon de útero, precisam ser mais discutidos pela sociedade durante o ano inteiro e que o Poder Legislativo, está de portas abertas para participar de debates desta magnitude.

Uma das palestrantes,  a Drª. Tereza Gomes,  disse que o diagnóstico precoce do câncer   ajuda na cura e que é preciso que a mulher faça em casa esse auto e exame,  se tocando e ao perceber algo que não viu há um mês,  vá imediatamente ao médico para fazer o exame.

"Vou fazer por amor", disse ela, acrescentando que quanto mais cedo for diagnosticado,  mais chances de cura ", alertou.

Ela também falou sobre o câncer de mama no homem, que pouco é falado e defendeu também o auto exame em casa, ao descobrir qualquer anormalidade,  procure um especialista para iniciar o tratamento. 

A outra palestrante foi a Drª.  Janayna Pereira, que surpreendeu a todos, ao dizer que estava ali para falar sobre sua experiência de vida, uma vez que também foi diagnosticada com um câncer. 

Segundo ela, o seu sofrimento foi pior ainda, ao ouvir dos próprios médicos em São Paulo, de que o seu câncer não tinha cura, mas com força,fé e confiança na ciência, iria superar todas as adversidades. 

Antes de iniciar a sua explanação, a palestrante fez questão de afirmar que estava quebrando uma barreira e levando à público,  para que sua história servisse de incentivo a outras pessoas que estivessem passando pelo mesmo problema. 

As emoções não pararam por aí. Foi a vez do vereador Melquisedec de Oliveira, também falar sobre alguns acontecimentos em sua vida.  

Segundo ele, em plena pandemia do Covid-19, onde só de sua família, inclusive ele é o pai, foram diagnosticados com o vírus,  uma irmã dele, estava com câncer e ninguém poderia ajudar, justamente porque estavam doentes com o Covid-19. 

Bastante emocionado ao falar no assunto, chegando a chorar,  Melquisedec de Oliveira,  falou da força e superação da irmã,  que hoje está bem e reagindo com sucesso, ao tratamento.  

A última palestrante da manhã, foi a  Professora Cristina Rezende, outra vítima do câncer de mama.

Segundo ela, foi uma de superação e enfrentamento à doença,  que graças ao apoio incondicional de toda a família, conseguiu superar e chegar a cura. 

"Tudo isso aconteceu há cinco anos, mas minha fé inabalável não deixou que eu fraquejasse e caísse ", disse a Professora Cristina Rezende. 

A Drª. Fany, abriu o espaço para que alguns servidores ou convidados também pudessem falar de suas experiências próprias caso tivessem enfrentado a doença ou alguém da família. 

Ao encerrar, a Drª Fany disse que na condição de vereadora e médica, estava pronta para ajudar no que fosse necessário.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias