Quarta, 01 de Dezembro de 2021
24°

Poucas nuvens

Arapiraca - AL

Prevenção

Prevenção contra o câncer de mama leva capixabas às ruas do Espírito Santo

Desafio virtual mobilizou mais de 740 participantes no Estado em três modalidades: caminhada, corrida e ciclismo

18/10/2021 às 16h04
Por: Portal Noticiasdasuacidade.com Fonte: Adventistas.org
Compartilhe:
Nova modalidade, ciclismo é sucesso entre competidores (Foto: André Azevedo)
Nova modalidade, ciclismo é sucesso entre competidores (Foto: André Azevedo)

Cintia Felsky acompanhou o drama da mãe que teve câncer de mama duas vezes e das quatros tias que também enfrentaram a doença. “Em 2008 minha mãe foi diagnosticada pela primeira vez. E em 2019 o câncer voltou mais agressivo. Ela precisou fazer mastectomia para retirada das duas mamas”, relata.

 

Os casos na família acendem um alerta à radialista, e por isso ela tem aumentado o cuidado para se prevenir contra o câncer. “Eu sinto nódulos nos seios e por isso faço um acompanhamento ainda mais de perto. Ao invés de anualmente, eu costumo fazer os exames de seis em seis meses”, revela Cíntia.

 

A realidade da família de Cíntia escancara um fato: mais de 66 mil novos casos da doença a cada ano, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), e mais de 18 mil mortes.

 

Desafio Superação

Homem participa de alongamento durante o Desafio (Foto: André Azevedo)

Cíntia fez da prevenção contra o câncer uma bandeira e foi às ruas neste domingo (17) para participar da segunda edição do Desafio Superação, que alerta mulheres e homens quanto aos riscos da doença. No Espírito Santo, mais de 740 inscritos realizaram uma das três modalidades do projeto: caminhada, corrida e ciclismo. O diferencial é que a iniciativa foi pensada para ocorrer de maneira remota, ou seja, o desafio é virtual e o ponto de largada e chegada ocorre oficialmente em Petrópolis (RJ) e de maneira representativa em vários lugares do País.

 

“Outubro é o mês de prevenção e também de superação. Somos mais de 430 mulheres mobilizadas somente aqui no nosso território centro-norte do Espírito Santo para mostrar à sociedade que prevenir é o melhor remédio”, explica Viviane Zahn, organizadora do projeto nas regiões Central e Norte do Espírito Santo.

 

A inciativa promovida pela Igreja Adventista do Sétimo Dia (IASD) ocorre em três Estados: Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais. Todavia, participantes de outras partes do Brasil realizaram a prova. Pelo site desafiosuperacao.com, as competidoras e competidores podem tirar o número de peito, validar tempo e quilometragem, acompanhar o desempenho e receber um certificado de participação. Para realizar a integração entre os diversos pontos da corrida, a Igreja realizou uma live em tempo real para mostrar os movimentos nas regiões.

Participante entrega exemplar de livro distribuído durante iniciativa (Foto: André Azevedo)

 

Em Vitória, o ponto de largada e chegada foi na Orla de Camburi. O local contou com a presença de profissionais da saúde que estavam à disposição para tirar dúvidas. E uma mesa com frutas, água, e um kit lanche saudável para o grupo participante. Dezenas de exemplares do livro Esperança Além da Crise foram entregues durante o trajeto da competição. Cidades como Colatina, Barra de São Francisco, São Gabriel da Palha, João Neiva e São Mateus também fizeram parte deste movimento.

 

“Participar do projeto foi fantástico! Eu mesma fiz corrida, caminhada durante um percurso de 6 quilômetros”, conta Sanmara Carvalho.

 

Outubro Rosa

Esta é a segunda edição do desafio, que também arrecada e doa alimentos e outros donativos a instituições que cuidam de mulheres com câncer. Em 2020, foram mais de 8 mil itens doados entre quilos de alimentos, objetos de higiene e até lenços personalizados. Todo o montante arrecadado no Estado será encaminhado para a Associação de Apoio no Combate Ao Câncer (AACC).

 

“A Igreja precisa ser relevante na sociedade! E nós sabemos que neste mês de outubro a comunidade em geral debate o tema. Logo, a Igreja também precisa demonstrar que se preocupa com a saúde não apenas de seus membros, mas da sociedade em geral”, salienta Moisés de Oliveira, secretário executivo do escritório da Igreja Adventista no centro-norte capixaba.

 

Entre os mais de 8 mil itens arrecadados, em 2020, e doados à instituições que cuidam de mulheres com câncer de mama estão alimentos não perecíveis, latas de leite especial, itens de higiene pessoal, roupas e calçados, roupas de cama e banho, cabelo natural e mamas solidárias.

 

Dados do desafio

Em 2020, foram cerca de 1,7 mil participantes que, juntos percorreram mais de 12 mil km. No ano passado havia apenas a opção de corrida e para mulheres.

 

Em 2021, serão mais de 2,2 mil participantes, nas modalidades de caminhada, corrida e ciclismo. Os homens também puderam se inscrever. O objetivo total é que o desafio alcance mais de 20 mil km percorridos.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Religião
Religião
Sobre O cristianismo vivido de maneira prática!
Arapiraca - AL Atualizado às 00h14 - Fonte: ClimaTempo
24°
Poucas nuvens

Mín. 23° Máx. 36°

Qui 36°C 22°C
Sex 37°C 22°C
Sáb 35°C 21°C
Dom 35°C 22°C
Seg 31°C 21°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias