Quinta, 21 de Outubro de 2021
26°

Pancada de chuva

Arapiraca - AL

Saúde Câncer de Mama

UDA da Unit/AL realiza ação social para conscientização do Câncer de Mama

Hábitos comportamentais, como controlar o peso por meio da alimentação saudável e prática regular de exercícios físicos, reduzem risco do câncer de mama e outras doenças

07/10/2021 às 11h45
Por: Portal Noticiasdasuacidade.com Fonte: Assessoria
Compartilhe:
UDA da Unit/AL realiza ação social para conscientização do Câncer de Mama

O mês de Outubro é marcado pelos movimentos relacionados à prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. Para contribuir com a campanha, a Unidade Docente Assistencial do Centro Universitário Tiradentes (UDA Unit/AL), realiza, no dia 20 de outubro, uma ação social voltada para o Outubro Rosa, com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença, proporcionando maior acesso aos serviços de diagnóstico. 

O evento vai acontecer na UDA Unit José Lages Filho, no bairro Cruz das Almas, entre 8h e 12h. Durante a atividade, serão disponibilizados encaminhamentos para mamografia e captação de citologia às moradoras das comunidades vizinhas que fazem parte da Abrangência da Saúde da Família. 

Além do grupo cadastrado, homens e mulheres presentes poderão participar das demais atividades, como palestras sobre os fatores de risco para câncer de mama e como evitá-los, e do salão de beleza, que irá fazer gratuitamente corte, babyliss e chapinha.

A diretora da UDA Unit/AL, Rita Webster, ressalta a importância de mobilizações como esta ação social para conscientizar as mulheres sobre hábitos diários que podem ser fortemente positivos para a saúde como um todo.

“Assim como amamentar é considerado um fator protetor, controlar o peso corporal e conter a obesidade, por meio da alimentação saudável e da prática regular de exercícios físicos, e evitar o consumo de bebidas alcoólicas são recomendações básicas para diminuir as chances de desenvolvimento do câncer, além de contribuir com uma vida mais saudável de forma geral”, destaca Rita.

O câncer de mama atingiu cerca de 2,3 milhões de mulheres no mundo todo só no ano de 2020, com elevado índice de mortes, mas com alta chance de cura quando descoberto precocemente. No Brasil, cerca de 8 mil casos tiveram relação direta com fatores comportamentais como consumo de bebidas alcoólicas, excesso de peso e inatividade física. O número representa 13,1% dos 64 mil casos novos de câncer de mama em mulheres acima dos 30 anos, em todo o país, de acordo com dados do Instituto Nacional Câncer (INCA).

Tratamento

A aparição de um nódulo ou outro sintoma suspeito nas mamas deve ser investigado para constatar se de fato é um câncer de mama. Para isso, além do exame clínico, exames de imagem podem ser recomendados, como mamografia, ultrassonografia ou ressonância magnética. A confirmação diagnóstica só pode ser feita por meio da biópsia técnica, que consiste na retirada de um fragmento do nódulo ou da lesão suspeita por meio de punções ou de uma pequena cirurgia.

O tratamento do câncer de mama é feito por meio de uma ou várias modalidades combinadas. O médico vai escolher o método mais adequado de acordo com a localização, o tipo do câncer e a extensão da doença. Para o tratamento de câncer de mama, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece todos os tipos de cirurgia, como mastectomias, cirurgias conservadoras e reconstrução mamária, além de radioterapia, quimioterapia, hormonioterapia e tratamento com anticorpos.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias