Com lenços brancos em sinal de despedida, centenas de católicos , acompanharam na tarde e noite desta terça-feira (16), desde a saída dos carros do Corpo de Bombeiros, até o Clube do Sesi, o cortejo do Bispo Dom Valério Breda, que morreu na manhã desta terça-feira, no Hospital Arthur Ramos, devido as complicações sofridas com um AVC, há quase dois meses.
O caixão desfilou pelas principais ruas de Arapiraca, antes de ser levado para a cidade de Penedo, onde será o sepultamento.
Segundo nota divulgada pela Diocese, o bispo apresentou uma reação alérgica a um medicamento, teve os rins afetados e foi submetido a sessões de hemodiálise. No último domingo (16), também em nota, a Diocese pediu orações pela saúde dele, cujo quadro clínico era considerado grave.
O corpo de Dom Valério, foi acompanhado por motociclistas, carros e muitos populares que aplaudiam a passagem do corpo do bispo durante todo o trajeto.
"Vai com Deus, Dom Valério. Serás recebido pelos anjos que soarão as trombetas anunciando a chegada ao lado de Deus, de um emissário do bem", escreveu uma fiel em sua rede social.
A transmissão da despedida do Bispo Dom Valério Breda, foi realizada Pelas redes sociais de diversas paróquias de Arapiraca.
Na saída da cidade, o caixão foi transferido para o carro funerário e seguiu para Penedo. O sepultamento de Dom Valério será realizado na Catedral Diocesana da cidade ribeirinha, onde foi realizada uma missa de corpo presente, celebrada pelo presidente da regional NE2 da Confederação Nacional de Bispos do Brasil (CNBB), Dom Paulo Jackson.
O arcebispo de Maceió, Dom Antônio Muniz, além de bispos e padres da diocese de Penedo, participaram da cerimônia. Devido a situação de pandemia, para evitar aglomerações, não será permitido a presença de fiéis, mas a solenidade também será transmitida pelas redes sociais.
Dom Valério Breda, tinha uma atenção especial com Arapiraca, onde em reconhecimento por esse carinho, em 2019, foi agraciado pela Câmara Municipal de Arapiraca, com a Comenda Manoel André, através de Decreto Legislativo, de autoria da vereadora Gilvania Barros.
Ele era um grande defensor para que Arapiraca, tivesse a sua própria diocese, onde inclusive, realizou vários encontros com autoridades do município para tratar do assunto.
Mín. 22° Máx. 37°
Mín. 22° Máx. 37°
Sol e ChuvaMín. 22° Máx. 35°
Sol e Chuva