Segunda, 03 de Agosto de 2020 14:26
(82) 9 9820-6633
Cidades Recomendações

Promotor recomenda acompanhamento de pessoas com depressão na pandemia

Sugestão vale para a Secretaria de Saúde de Cacimbinhas e alcança público com sintomas de transtorno de ansiedade e estresse

09/06/2020 09h48
85
Por: Portal Noticiasdasuacidade.com Fonte: Portal Gazetaweb.com
Promotor recomenda acompanhamento de pessoas com depressão na pandemia FOTO: FRÉDÉRIC CIROU/ALTOPRESS/PHOTO
Promotor recomenda acompanhamento de pessoas com depressão na pandemia FOTO: FRÉDÉRIC CIROU/ALTOPRESS/PHOTO

Preocupado como o isolamento social, exigido por causa da pandemia do novo coronavírus, pode afetar a saúde mental da população, o promotor de Justiça de Cacimbinhas, Ivaldo da Silva, expediu uma recomendação à Secretaria de Saúde daquele município para adoção de providências no sentido de identificar e acompanhar pessoas com sintomas de depressão e ansiedade.

O integrante do Ministério Público Estadual (MPE) sugere que seja formada uma equipe multiprofissional para monitorar os moradores que apresentem algum transtorno psicológico durante e após o período da quarentena.

 

Este grupo a ser criado poderá ser composto, preferencialmente, por profissionais da área de psicologia (seja um psicólogo ou psiquiatra), um nutricionista (para reeducação alimentar), da educação física (visando à prática de atividades físicas e desenvolvimento de novos hábitos), além de terapeuta ocupacional ou outras equipes de apoio.

Pela sugestão do promotor, os acompanhamentos do nutricionista e do educador físico, durante a pandemia, devem ser feitos, preferencialmente, por teletrabalho, evitando exposição dos profissionais e preservando a saúde da comunidade local.

Na recomendação, ainda é solicitado que haja uma efetivação da interação entre a Secretaria de Saúde e de Assistência Social do município, no desenvolvimento desses trabalhos, assim como e especial atenção no acompanhamento dos profissionais da saúde envolvidos diretamente no combate à Covid-19, observando-se, dentre outros sintomas, mudanças repentinas de humor, alterações na concentração, ausências inexplicadas ou atrasos (constantes). 

Ivaldo da Silva quer, também, ampla divulgação dos trabalhos realizados, visando prevenir transtornos mentais na população local, mediante o envio de mensagens de texto impressas e/ou online, cartazes com detalhes do projeto, cartilhas e folhetos explicativos, carros de som, principalmente na zona rural, e outros meios adequados. 

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a depressão está em 4º lugar entre as principais causas de ônus, respondendo por 4,4% dos ônus acarretados por todas as doenças durante a vida. Ocupa 1º lugar quando considerado o tempo vivido com incapacitação ao longo da vida (11,9%). 

Além disso, pesquisa realizada pelo Instituto de Psicologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro indica um aumento no número de doenças mentais durante o isolamento social em face da pandemia atual. O levantamento aponta que a quantidade de pessoas com depressão dobrou. O percentual sobe para 80% quando se refere à ansiedade e estresse. A amostra foi realizada em março e abril deste ano, apresentando números bastante alarmantes.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Arapiraca - AL
Atualizado às 14h12 - Fonte: Climatempo
28°
Muitas nuvens

Mín. 19° Máx. 28°

28° Sensação
24.3 km/h Vento
49.1% Umidade do ar
90% (5mm) Chance de chuva
Amanhã (04/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 28°

Sol com muitas nuvens e chuva
Quarta (05/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 18° Máx. 27°

Sol com muitas nuvens e chuva
Ele1 - Criar site de notícias