Segunda, 13 de Julho de 2020 15:15
(82) 9 9820-6633
Capital Abrigo

Covid-19: Prefeitura de Maceió executa ações de cuidados para idosos em abrigos

Comissão foi criada para o planejamento das atividades nos locais; objetivo é reduzir o contágio do vírus entre o grupo de risco

06/06/2020 10h02
56
Por: Portal Noticiasdasuacidade.com Fonte: Gazetaweb
Covid-19: Prefeitura de Maceió executa ações de cuidados para idosos em abrigos  FOTO: VALTER CAMPANATO/AGÊNCIA BRASI
Covid-19: Prefeitura de Maceió executa ações de cuidados para idosos em abrigos FOTO: VALTER CAMPANATO/AGÊNCIA BRASI

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) criou uma comissão para planejamento e execução de ações em abrigos de idosos de Maceió. O intuito é reduzir o risco de infecção entre os moradores de Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPIs), além de melhorar o atendimento e assistência à saúde deles, caso apresentem síndrome gripal.

O grupo é composto por gestores, técnicos da secretaria e representantes das instituições. O objetivo é apoiar as ILPIs nas boas práticas de biossegurança, vigilância e assistência em saúde e elaborar um fluxograma de atendimento aos casos de síndrome gripal identificados.

 

"A população idosa tem sido a de maior vulnerabilidade às formas graves da Covid-19 e geralmente são portadores de comorbidades. Em virtude disso, a SMS enxergou a necessidade de implementar ações de enfrentamento nessas instituições. Estamos tendo uma ótima aceitação de todas [as instituições] e estamos com um contato muito próximo", explica responsável pela comissão, Taíse Ribeiro.

Após o desenvolvimento das ações, o grupo irá monitorar a execução, convocará reuniões de avaliação para alinhar todas as ações. As reuniões da comissão, formada por gestores de saúde de diversos setores da SMS, acontecem semanalmente por videoconferência. 

Uma das ações planejadas e executadas é a vigilância ativa dos casos suspeitos de Síndrome Gripal, a inspeção da Vigilância Sanitária, a realização de visitas a cada instituição pela equipe multiprofissional do Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD), a testagem dos idosos e funcionários suspeitos de coronavírus, além da disponibilização de equipes de suporte.

 Além disso, uma avaliação sorológica nos idosos e funcionários expostos a casos confirmados e exames laboratoriais complementares serão realizados.

 



Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Arapiraca - AL
Atualizado às 14h58 - Fonte: Climatempo
32°
Poucas nuvens

Mín. 20° Máx. 32°

35° Sensação
23.1 km/h Vento
51.6% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (14/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 31°

Sol com algumas nuvens
Quarta (15/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 20° Máx. 32°

Sol com algumas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias