Domingo, 31 de Maio de 2020 11:32
(82) 9 9820-6633
Saúde Menos doadores

Banco de Leite Humano de Arapiraca registra queda de 50% no número de doadoras

Para continuar com o serviço, mesmo durante a pandemia, a Prefeitura de Arapiraca adapta o sistema de coleta em domicílio para garantir segurança às mães doadoras

22/05/2020 11h41
45
Por: Portal Noticiasdasuacidade.com Fonte: Assessoria
Foto Samuel Alves
Foto Samuel Alves

O Banco de Leite Humano Ivete França (BLH), órgão municipal responsável pela coleta que alimenta os bebês prematuros da UTI Neonatal do Hospital Regional de Arapiraca, registra uma queda de 50% no número de doadoras. De um total de 27 mães cadastradas, neste último mês, apenas 13 realizaram a doação do leite materno.

 

Para continuar com o serviço, mesmo durante a pandemia, o Município adapta o sistema de coleta em domicílio para garantir segurança às mães doadoras.

 

A coordenadora do BLH, Maria Cledja Santos, explica que para realizar a coleta, a equipe responsável recebeu treinamento, usa equipamentos de proteção individual e intensifica os cuidados com higiene, seguindo o protocolo de coleta e armazenamento.

 

“A nossa proposta e a preocupação do Município é dar continuidade a este importante serviço, responsável por salvar vidas de bebês prematuros, garantindo também a segurança e acolhimento às doadoras.

 

Para isso, adaptamos o nosso serviço. Todas as orientações de coleta e armazenamento são passadas às mães, por telefone. E, a partir de agendamento, nossa equipe vai até a residência, disponibiliza o kit de coleta e recolhe os recipientes com o leite”, explica a gerente.

 

Além do trabalho, coleta, pasteurização e distribuição do leite materno, o BLH também realiza um importante serviço de orientação às mães que apresentam dificuldade com a amamentação. Durante esse período de quarentena, os atendimentos presenciais foram suspensos, mas a equipe de profissionais segue com o trabalho via ligação telefônica, através do contato (82) 9 8109-8112, das 8h às 12h e 14h às 17h, e do instagram @bancodeleite.

 

“Através desses contatos, é possível orientar e realizar o agendamento para coleta. Toda mulher que amamenta é uma possível doadora de leite humano. Para doar, basta ser saudável e não tomar nenhum medicamento que interfira na amamentação”, afirma Maria Cledja Santos.

 

A coordenadora ainda ressalta que, com o leite materno, o bebê prematuro se desenvolve com mais saúde, tem mais chances de recuperação e fica protegida de infecções, diarreias e alergias. “Qualquer quantidade de leite pode ajudar. 1 ml já é suficiente para nutrir um recém-nascido a cada refeição, dependendo do peso. A doação é um ato de amor que salva vidas”, completa.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Arapiraca - AL
Atualizado às 11h25 - Fonte: Climatempo
27°
Pancada de chuva

Mín. 20° Máx. 28°

28° Sensação
21.1 km/h Vento
65.8% Umidade do ar
60% (4mm) Chance de chuva
Amanhã (01/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 29°

Sol e Chuva
Terça (02/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 30°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Ele1 - Criar site de notícias