Quinta, 05 de Agosto de 2021 09:14
(82) 9 9820-6633
Câmara dos Deputados Câmara dos Deputados

Comissão aprova projeto que assegura transferência de gestante em caso de falta de vagas

Proposta também obriga planos de saúde a arcarem com os gastos decorrentes do atendimento em serviço não conveniado

24/06/2021 17h35
Por: Portal Noticiasdasuacidade.com Fonte: Agência Câmara de Notícias
Carmen Zanotto:
Carmen Zanotto: "Propostas são meritórias para o aperfeiçoamento dos direitos das mulheres - (Foto: Gustavo Sales/Câmara dos Deputados)

A Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira (24) proposta que assegura a transferência de gestantes com necessidade de atendimento de urgência ou em trabalho de parto em caso de falta de vagas em hospital ou maternidade.

O texto aprovado é um substitutivo da deputada Carmen Zanotto (Cidadania-SC), relatora dos projetos de lei 3311/19 e 3871/19, apensado, ambos da deputada Lauriete (PSC-ES). "Entendemos que essas propostas são meritórias para o aperfeiçoamento dos direitos das mulheres brasileiras, e merecem ser convertidas em lei”, disse Zanotto. “O substitutivo reúne as principais ideias das proposições analisadas.”

Planos de saúde
A relatora incluiu na nova redação dispositivo que obriga os planos de saúde a arcarem integralmente com os gastos decorrentes do atendimento da gestante em serviço não conveniado à rede de atendimento.

Zanotto também inseriu trecho que define como infração à legislação sanitária federal a não transferência de gestantes na forma da nova lei.

A proposta altera a Lei 9.656/98, que trata de planos privados de saúde, e a Lei 11.634/07, que já fixa o direito de a gestante atendida pelo SUS saber em que maternidade será realizado seu parto.

Tramitação
A proposta será ainda analisada, em caráter conclusivo, pelas comissões de Seguridade Social e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Arapiraca - AL
Atualizado às 09h14 - Fonte: Climatempo
26°
Pancada de chuva

Mín. 18° Máx. 29°

28° Sensação
12.1 km/h Vento
80.9% Umidade do ar
90% (2mm) Chance de chuva
Amanhã (06/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 18° Máx. 28°

Sol com muitas nuvens e chuva
Sábado (07/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 29°

Sol e Chuva
Ele1 - Criar site de notícias