Complexo Multidisciplinar Tarcizo Freire
Artigo

Saber para vencer

Buscando conhecimento

08/11/2019 00h25Atualizado há 1 semana
Por: Redação
56

A vida participativa de um indivíduo em movimentos sociais e outros segmentos da sociedade, ou até mesmo da área profissional, não são requisitos básicos a priori, para o exercício das funções de um agente político.

     A política está vinculada à todas profissões, atividades trabalhistas e anseios de cada membro de uma sociedade, sem no entanto perder sua singularidade.

     Estudar bastante sobre política, gestão e administração pública, principalmente políticas públicas, buscando conhecimento sobre leis e normas que regem os procedimentos dos agentes políticos quando em atuação, é fundamental para quem quer engressar na política.

     Temos neste momento Brasil afora, vários pré candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador, construindo suas candidaturas de forma viciante e onerosa, gastando com festas, doando coisas, fazendo favores e prometendo o que não poderão cumprir, se forem eleitos. 

     E o pior de tudo é saber que muitos deles estão acreditando piamente, que estão fazendo a coisa certa na política, com relação aos cargos que almejam.

     Já outros mais aloprados e desinformados, estão por aí filmando buracos e lixões, gritando e cobrando dos que estão em mandato, sem saberem o que dizem nem os meios legais para as devidas "cobranças" terem validade. Estão na verdade, agindo como "cabos eleitorais" gratuitos de políticos, que nem mesmo disconfiam quem são. Coitados desses!

     Estudos comprovam que o eleitor vota em um candidato, levado por 40% de emoção, 30% de razão e 30% de interesse e que, 62% dos que chegam a mandatos, tenho tendência a honestidade. Isso significa que a maior parte do eleitorado, não é corrupta.

     A deficiência no entanto, fica por conta da falta de busca por conhecimentos dos pleiteantes de cargos eletivos, sobre como funciona o mecanismo organizacional da política em nosso país.

     Uma campanha de conscientização cidadã e política nas escolas e nos grandes veículos de comunicação de massa, equacionaria a médio e longo prazo muitas distorções e procedimentos esdrúxulos, incompatíveis com a política praticada por muitos agentes políticos em mandatos, principalmente, dos que estão querendo vir para este "mundo" estranho da política, onde a disputa por poder e prestígio está sendo ainda, a tônica da realidade.

 

Att: Petrônio Avelino

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários