Complexo Multidisciplinar Tercizo Freire
Dengue
Turma da Mônica

Para alertar sobre coronavírus, Turma da Mônica obriga Cascão a lavar as mãos

Até o personagem Cascão, da Turma da Mônica, se rendeu à recomendação

23/03/2020 13h34Atualizado há 1 semana
Por: Portal Noticiasdasuacidade.com
Fonte: Extra.globo
40
Cascão lava as mãos para se proteger do coronavírus Foto: Reprodução/Turma da Mônica
Cascão lava as mãos para se proteger do coronavírus Foto: Reprodução/Turma da Mônica

Lavar bem as mãos com água sabão é a melhor maneira de se proteger do novo coronavírus e até o personagem Cascão, da Turma da Mônica, se rendeu à recomendação. Em uma imagem publicada nas páginas oficiais da Turma nas redes sociais o personagem, conhecido por evitar contato com água e não gostar de limpeza, aparece acompanhado dos amigos em volta de uma pia e é avisado por todos que "Lavar as mãos salva vidas".

 

Na legenda da publicação no Instagram, a equipe que elabora os quadrinhos explica que "lavar as mãos é a principal forma de se prevenir contra o novo coronavírus. E como a transmissão acontece também por contato físico, quando as gotículas alcançam mucosas do olho, nariz e boca, o melhor é evitar beijos e abraços. Não é desprezo, é apenas proteção".

 

Nos comentários da postagem, muitos internautas elogiaram a iniciativa e fizeram comentários brincando com a situação. Além da imagem, a Turma da Mônica também elaborou um guia sobre a doença Covid-19, com informações sobre proteção, contágio e desmentindo boatos sobre a pandemia.

 

‘O Cascão não é rigidamente preso à aversão pela água', disse Maurício de Sousa

Criador da Turma da Mônica, o cartunista Mauricio de Sousa disse que a ideia de colaborar com a campanha partiu dele mesmo. E esta não foi a primeira vez que o menino do Bairro do Limoeiro decidiu encarar a sua arqui-inimiga, a água, por um bem maior. Uma vez, a Organização Pan-Americana da Saúde lhe pediu o Cascão "emprestado" para uma campanha contra a mortalidade infantil na América Central, que ocorria em áreas muito pobres, pela falta de hábitos de higiene e saneamento básico. Em pouco tempo, a ação conseguiu reduzir drasticamente as mortes, já que a turminha é conhecida em 40 países.

 

— O Cascão não é rigidamente preso à aversão pela água. Ele só é como qualquer criança que não gosta de tomar banho facilmente. Eu sei porque eu também fui criança — lembra o pai da Turma. — Há um tempo, também houve uma grande inundação em Santa Catarina em que o Cascão entrou na água para levar víveres às casas isoladas, só com os braços levantados por cima da cabeça.

  

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Coronavírus: o que você precisa saber e fazer para prevenir o contágio. Fonte: Ministério da Saúde.

Uma publicação compartilhada por Turma da Mônica (@turmadamonica) em

 No momento, Mauricio, que segue trabalhando em home office durante esse momento, não para de receber parabenizações pela arte e pedidos para que ela seja usada em campanhas pelo Brasil e mundo afora. Isso lhe lembrou da origem do próprio personagem que é inspirado em um amigo de infância, de apelido homônimo, com quem conviveu na cidade Mogi das Cruzes, em São Paulo. Como ele não se limpava direito após os jogos de futebol, chegando em casa cheio de cascas de lama, ele passou a ser chamado de... Cascão.

— Uma vez eu tinha falado que daria o primeiro banho público no meu Cascão caso o Rio Tietê fosse limpo um dia. Infelizmente, esse banho está sendo protelado, mas eu me comprometi — garantiu o desenhista.

 

Neste momento em que o Brasil e o mundo todo está preocupado com o avanço da epidemia, Mauricio garantiu que outras ações educativas envolvendo a Turma estão por vir:

 

— Agora, nós iremos inventar coisas novas que possam ser usadas para que todos passemos por esse período complicado de uma forma mais leve, mais alegre.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Arapiraca - AL
Atualizado às 16h15
31°
Muitas nuvens Máxima: 34° - Mínima: 22°
33°

Sensação

22.9 km/h

Vento

54.2%

Umidade

Fonte: Climatempo
Banner seção política Esperança Para a Família
Blogs e colunas
Últimas notícias
Mais lidas