Quinta, 06 de Maio de 2021 10:21
(82) 9 9820-6633
Saúde Defensor

Severino Pessoa diz que carteira de vacinação on-line será uma importante conquista dos brasileiros

O novo Cartão Nacional de Vacinação On-line será vinculado ao CPF dos respectivos titulares, onde o sistema vai avisar ao usuário sobre a atuação das vacinas.

29/04/2021 19h11
Por: Portal Noticiasdasuacidade.com Fonte: Assessoria
Severino Pessoa diz que carteira de vacinação on-line será uma importante conquista dos brasileiros

Um dos grandes defensores da criação do Cartão Nacional de Vacinação On-line, o deputado federal Severino Pessoa (Republicanos/AL), comemorou, nesta quinta-feira (29), a aprovação do projeto que tem como intenção substituir o cartão de vacinação em papel pelo acesso a um sistema com os dados do usuário a fim de acelerar o atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS). Após aprovação na Câmara a matéria segue para apreciação do Senado.

O novo Cartão Nacional de Vacinação On-line será vinculado ao CPF dos respectivos titulares, onde o sistema vai avisar ao usuário sobre a atuação das vacinas.

O projeto prevê ainda o acesso à carteira pelo titular preferencialmente por meio de aplicativo em dispositivos móveis ou equivalentes após cadastro no Ministério da Saúde. Os dados de vacinação viabilizarão ainda a emissão do Certificado Internacional de Vacinação, conforme a legislação vigente.

“A carteira de vacinação on-line será uma importante conquista do povo brasileiro. Não tenho dúvidas que o novo sistema vai facilitar e, principalmente, agilizar os atendimentos dos usuários do SUS. Muitas pessoas perdem ou esquecem onde guardaram os cartões de papel e agora, com os dados registrados no sistema, todas as informações ficarão interligadas e disponibilizadas para qualquer unidade de saúde do território brasileiro”, frisou Severino Pessoa.

Outra novidade é que o sistema informatizado deverá avisar automaticamente seu titular da necessidade de comparecer a uma unidade de saúde para atualizações das vacinas.

Na carteira digital deverão constar dados como o nome completo do titular, a filiação, a data de nascimento, o endereço, telefone para contato e CPF, além das informações sobre as vacinas aplicadas com o nome comercial, o lote e a data de validade.

Caberá ao estabelecimento de saúde, público ou privado, onde foi realizada a vacinação registrar as informações no sistema. Nos locais em que não houver acesso ao sistema de informática do SUS, o registro das informações será feito em formulários de papel a serem enviados à unidade de saúde mais próxima dotada de acesso ao sistema.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Arapiraca - AL
Atualizado às 10h04 - Fonte: Climatempo
28°
Poucas nuvens

Mín. 22° Máx. 31°

29° Sensação
14.5 km/h Vento
52.8% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (07/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 32°

Sol com algumas nuvens
Sábado (08/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 20° Máx. 33°

Sol e Chuva
Ele1 - Criar site de notícias