Quinta, 06 de Maio de 2021 09:17
(82) 9 9820-6633
Senado Federal Senado Federal

Omar nega questão de ordem que pedia impedimento de Renan e Jader

O presidente da CPI da Pandemia, senador Omar Aziz (PSD-AM), indeferiu questão de ordem que solicitava o impedimento dos senadores Renan Calheiros ...

27/04/2021 13h10 Atualizada há 1 semana
Por: Portal Noticiasdasuacidade.com Fonte: Agência Senado
Jorginho Mello pediu o impedimento dos senadores - Edilson Rodrigues/Agência Senado
Jorginho Mello pediu o impedimento dos senadores - Edilson Rodrigues/Agência Senado

O presidente da CPI da Pandemia, senador Omar Aziz (PSD-AM), indeferiu questão de ordem que solicitava o impedimento dos senadores Renan Calheiros (MDB-AL) e Jader Barbalho  (MDB-PA) como integrantes ou relatores da comissão. O pedido foi apresentado pelo senador Jorginho Mello (PL-SC). Omar indicou Renan para a relatoria da comissão.

— Não existe senador pela metade, todos nós somos senadores por completo. Se o senador Renan não pode fazer parte de uma CPI, ele não é senador. Eu acho que essa discussão já está muito madura em relação a toda a sociedade — destacou o presidente. 

A razão do impedimento seria o fato de Renan ser pai do governador de Alagoas, Renan Filho, e Jader ser pai do governador do Pará, Helder Barbalho. Investigar repasses de verbas federais aos estados é um dos objetivos da comissão.

Jorginho havia ressaltado que as comissões parlamentares de inquérito seguem as disposições do Código de Processo Penal (Decreto-Lei 3.689, de 1941), que determina que um juiz "não poderá exercer jurisdição no processo em que ele próprio ou seu cônjuge ou parente, consanguíneo ou afim em linha reta ou colateral até o terceiro grau, inclusive, for parte ou diretamente interessado no feito".

 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
A Política do Dia a Dia Por Cláudio Roberto
Sobre A Política do Dia a Dia Por Cláudio Roberto
Arapiraca - AL
Atualizado às 09h03 - Fonte: Climatempo
25°
Poucas nuvens

Mín. 22° Máx. 31°

25° Sensação
13.2 km/h Vento
58.2% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (07/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 32°

Sol com algumas nuvens
Sábado (08/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 20° Máx. 33°

Sol e Chuva
Ele1 - Criar site de notícias